18 de set de 2008

Instalando e configurando suporte java no Ubuntu




Olá pessoal. Sempre que tentei instalar o Java no ubuntu tinha alguns problemas e sempre dava erro ao carregá-lo. Hoje fiz uma pesquisa mais forte e consegui instalar e deixá-lo funcionando perfeitamente.
Para instalar, siga atentamente os passos a seguir:

a) Abra uma janela de terminal (console, linha de comando, etc);
b) Agora digite: sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-plugin sun-java6-jre sun-java6-jdk sun-java6-fonts e pressione [enter]. Ele pedirá a senha de root (admin), coloque-a e pressione [enter] novamente;
c) Agora aparecerá a licença para você aceitar. Role até o fim a licença, aperte [tab] para selecionar o botão de ok, aceite a nova opção que aparecer e deixe seguir;
d) Vamos digitar sudo update-java-alternatives -s java-6-sun e teclar [enter];
e) Precisaremos editar o arquivo /etc/jvm. Ele é quem define a ordem de pesquisa da JVM no sistema. Cada JVM deve listar seu diretório JAVA_HOME compatível neste arquivo. O JVM default do sistema é a primeira disponível de cima para baixo. Vamos abrir o arquivo. Digite: sudo gedit /etc/jvm e pressione [enter]; O arquivo deve ficar da forma como mostrado abaixo. As linhas que começam com # não precisa elimar, pois o # faz com que o sistema interprete a linha como comentário e não como comando.

/usr/lib/jvm/java-6-sun
/usr/lib/jvm/java-gcj
/usr/lib/jvm/ia32-java-1.5.0-sun
/usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun
/usr

Salve e feche o arquivo.

d) Agora vamos configurar as variáveis de ambiente (JAVA-HOME e PATH). Vamos abrir (ou criar) o bash_profile. Digite: e pressione [enter]; sudo gedit $HOME/.bash_profile e pressione [enter]. Sendo que o $HOME é o nome da sua profile, o usuário que você efetua login no sistema. Adicione estas linhas, exatamente como está:

export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun
export PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin

Salve e feche o arquivo.

e) Tudo pronto. Pra testar se ficou instalado corretamente, digite: java -version. O comando deve retornar algo do tipo:

java version "1.6.0_06"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_06-b02)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 10.0-b22, mixed mode, sharing)


Se apareceu algo do tipo como foi mostrado acima, seu java está instalado corretamente.

f) Para testar-mos, façamos o seguinte. Vamos criar um programinha. Digite: gedit Teste.java e pressione [enter]; Acrescente isso ao arquivo:

public class Teste { public static void main(String[] args) { System.out.println("Seu linux passou no teste de java. Feito!"); } }

Salve e feche o arquivo.

f) Pra compila-lo, digite: javac Teste.java e pressione [enter];

g) E para executar, digite: java Teste e digite [enter]. Se o resultado for "Seu linux passou no teste de java. Feito!" o seu java está corretamente instalado.

Um grande abraço e até a próxima!

Fontes de pesquisa: Google e o blog do Fernando Paes;