25 de set de 2008

Internet explorer no linux!!!

Por incrível que pareça, instalei o IE no meu ubuntu. A empresa para a qual trabalho utiliza aplicações web na intranet, com actives X desenvolvidos especificamente para esse maldito navegador. A maioria funciona bem com Firefox, porém algumas aplicações da produção realmente exigem o IE, devido a essas atualizações automáticas de funções via activeX.
Então, para não precisar virar a chave para o windows toda vez que usar o note para trabalhar, resolvi testar o projeto IES4Linux. Realmente funcionou muito bem aqui no ubuntu. Fiz alguns testes na intranet aqui e recebeu normalmente os active x, flashs e javas, se portando muito estável.
Vou deixar uma dica para quem quizer instalar.

Para instalá-lo, você precisará de três ítens: o IES4Linux, o wine e o cabextract. Os dois últimos tem no gerenciador de pacotes do ubuntu e na maioria das distribuiçoes.

Instalando:

Wine:
$sudo apt-get install wine [enter]

Cabextract:
$sudo apt-get install cabextract [enter]

Ies4Linux:
Descompacte o pacote .gz, depois acesse a pasta e execute:
$chmod +x ies4linux-2.0.5
$sudo ./ies4linux-2.0.5

Será feito download de alguns arquivos (Caso dê erro ao baixar os arquivos, insista que ele efetuará o download) e ele criará um atalho dentro da sua pasta pessoal em /bin. Então você pode executar dali mesmo ou criar um lançador. Para criar o lançador, clique com o botão direito na área de trabalho - criar lançador: coloca no campo comando isto: /home/seuusuario/bin/ie6. Este exemplo refere-se a você ter instalado o IE6, caso instale mais de um IE, aparecerá um link para cada.

Abs e até a próxima.