15 de dez de 2008

Solid State Disk - O futuro do armazenamento, e porquê não...o presente?


Os discos SSD (Sold State Disks) surgem como sucessores dos consagrados discos rígidos (Hard Disks). Baseados em memória flash, os SSDs possuem inúmeras vantagens (e algumas desvantagens) frente aos discos tradicionais:

- Performance: os SSDs já atingem velocidades como 240MB/s, deixando mesmo os suntuosos WD Raptors anos-luz atrás. A latência de acesso é quase 10x menor, mesmo em relação aos SCSI e SAS com rotação elevada.

- Durabilidade: Em uso, a durabilidade deve ser a mesma entre os dois. Mas as vantagens de não possuir peças móveis faz dos SSDs mais resistentes a choques e quedas.

- Ruído: sem mecanismo de rotação, os SSDs não emitem ruído.

- Tamanho: os SSDs são incrivelmente menores que os HDs, mesmo os voltados para dispositivos portáteis, o que faz deles uma ótima tecnologia para os últimos.

- Consumo de energia: Enquanto os Hds convencionais chegam a puxar 10A em pico, os SSDs consomem 10x menos, o que amplia sua vantagem em dispositivos portáteis.

- Capacidade: eis um dos pontos fracos dos SSDs. Enquanto os discos rígidos atingem capacidades tão altas quanto 1TB com um bom custo, os melhores SSDs do mercado estão na casa dos 250GB.

- Preço: Outro ponto fraco. Os melhores SSDs atingem preços exorbitantes como 600 dólares, enquanto os melhores HDs domésticos ficam na casa dos 300 dólares.

Na IDF 2008 a Intel mostrou seu SSD, o X-25, um SSD de alta performance, voltado para servers, workstations e desktops de alta performance. Fabricantes como a Samsung, Sandisk e OCZ tambem mostrarm modelos comerciais de SSDs rápidos, o que está levando gradualmente a uma queda de preço e surgimento de modelos melhores.

Quem se sentiu fortemente incomodada foi a Seagate, líder no mercado de HDs, prometendo processar os fabricantes de SSDs por quebra de patentes. Seja como for, o mercado está sendo inundado por marcas novas e modelos rápidos, e os preços estão tornando, pouco a pouco, mais atraentes. É bom se cuidar, Seagate!