27 de mai de 2009

10 aplicações de edição e tratamento de vídeo

1. Avidemux

avidemux

Este editor de vídeo permite tarefas básicas e da suporte a arquivos em formatos comuns como AVI ou MPEG, além de outros como MP4 ou ASF.

2. CinePaint

cinepaint-1

Coma interface muito similar ao GIMP e outros programas de tratamento de imagens, o CinePaint é una alternativa que está especialmente orientada à edição frame por frama para trabalhos especiais com clipes de vídeo.

3. Cinelerra

cinelerra-1

Um velho conhecido, que é capaz de capturar, editar e exportar o resultado a distintos formatos, com uma interface ao de programas como o Adobe Premiere.

4. Kino

kino-2

Outra lenda do software, Kino é similar ao Cinelerra em seus serviços, mas que propões uma interface mais básica e que orienta os usuários sem grandes necessidades nem pretensões. Bem simples, é uma forma boa de começar a conhecer tarefas de edição de vídeo no Linux.

5. Jahshaka

jahshaka-2

Esta aplicação com esse nome horrível tem uma peculiaridade interessante: se trata de uma ferramenta multiplataforma que está disponível para Linux MacOS X e Windows, ainda que segue em versão Alpha. Seu uso do openGL como interfacer gráfica e do QT, demonstram a versatilidade do projeto, que renasceu das cinzas com o nascimento das OpenLibraries.

6. Slideshow Creator

slideshow-creator-1

Ainda que não seja uma ferrramenta clássica de edição de vídeo, ainda será útil para poder criar apresentações simples como slideshows. Conta com possibilidade de adicionar efeitos de zoom e transições e a sincronização com alguma música que escolhermos.

7. LiVES

lives

Este outro programa menos conhecido e com uma interface mais complexa que também permite a edição não linear de vídeo e a produção de resultados interessantes com diferentes formatos e framerates.

8. Vivia

vivia

Um projeto que tem uma função notável: a possibilidade de editar vídeo multi-cam, o que permite sincronizar a gravação e captura de várias câmeras para montar vídeos do mesmo evento mesclando facilmente imagens delas.

9. Kdenlive

kdenlive-1

O projeto faz uso das bibliotecas QT e é, por exemplo, perfeitamente compativel com KDE4, e o melhor de tudo é que se trata de um desenvolvimento com um excelente suporte online, no que podemos encontrar tutoriais e informações de sobra para completar trabalhos neste editor, que é algo como uma evolução de Kino.

10. FFmpeg

ffmpeg-logo

Software totalmente essencial para todos que trabalham com vídeo sob o GNU/Linux e que proporciona todo tipo de tarefas de conversão e adaptação de seus clipes de vídeo. Se algum arquivo da problemas, FFmpeg tem muitas artimanhas para ser sua solução.

Fonte: www.muylinux.com