12 de mai de 2009

Distros Linux: A Origem dos Nomes

Este artigo é para matar a curiosidade daqueles que gostariam de saber qual a origem dos nomes de algumas das distribuições Linux mais famosas.
Por: Xerxes Lins



Gentoo

Linux: A Origem dos Nomes Gentoo é o nome da espécie de pinguim mais veloz que existe. Na verdade é a ave mais veloz do mundo debaixo da água. A distribuição Gentoo Linux tem esse nome pois se propõe a ser a distribuição mais rápida de todas.

Usuários de Gentoo normalmente possuem grande conhecimento em configuração do Linux e são capazes de adequar o sistema especificamente para o seu hardware em vários detalhes, resultando em um sistema realmente veloz.

Ubuntu

Linux: A Origem dos Nomes Esse nome tem um significado fácil e muito divulgado. Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa "humanidade com os outros" ou então "sou o que sou pelo que nós somos".

A pronúncia correta é "ubuntú", ou em inglês: "oo-boon-too". Isso pode ser visto aqui.

O nome Ubuntu reflete uma filosofia de ajuda mútua e de compartilhamento. É como se essa distribuição devesse ser algo comum a todos, diferente da ideia de algo reservado e restrito.

Podemos perceber, inclusive, que o logotipo do Ubuntu passa a ideia de três pessoas de mãos dadas, ou seja, passa a ideia de união, de algo feito com colaboração para o benefício de todos.

OpenSuSE

Linux: A Origem dos Nomes Antes de ter o nome OpenSuSE, a distribuição tinha o nome de SuSE Linux, sendo que existe uma outra distribuição Linux chamada SuSE Linux Enterprise. A mudança de SuSE Linux para OpenSuSE foi justamente para não haver confusão quando alguém se referia a uma das distribuições apenas pelo nome "SuSE".

S.u.S.E é o acrônimo alemão de: "Software- und System-Entwicklung" (desenvolvimento de software e de sistemas). Esse era o nome da empresa que desenvolvia o OpenSuSE, que na época era uma tradução do Slackware Linux para alemão.

Porém há quem diga que o nome SuSE é uma homenagem ao pioneiro da computação na Alemanha Konrad Suze.

Fedora

Linux: A Origem dos Nomes Como muitos sabem, Fedora é uma distribuição criada pela RedHat (chapéu vermelho). O nome RedHat é uma referência ao boné vermelho do time de Lacrosse da Universidade Cornell.

Obs.: Essa informação foi conseguida aqui. Linux: A Origem dos Nomes

E Fedora é o nome de um modelo de chapéu...

Será que já deu para perceber? Acontece que o chapéu vermelho que vemos no logo da RedHat é do tipo Fedora. Daí a origem do nome dessa distribuição, criada pela RedHat.

Para mais informações sobre a origem do nome Fedora, consulte o seguinte artigo: A Origem do Nome Fedora

Debian GNU/Linux

Linux: A Origem dos Nomes O nome da distribuição Debian (pronuncia-se "débian") tem sua origem nos nomes dos seus criadores: Debra e Ian Murdock, que são casados.

A distribuição foi lançada em 1993 e é a distribuição oficial do projeto GNU.





Mandriva

Linux: A Origem dos Nomes O nome da distribuição Mandriva vem da união de duas empresas: a francesa Mandrake e a brasileira Conectiva. Antes dessa fusão, cada empresa era responsável pelo desenvolvimento de uma distribuição Linux diferente.

Hoje a empresa possui uma sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba.

Slackware

Linux: A Origem dos Nomes A distribuição Slackware tem esse nome como uma referência ao termo "slack", usado pela Igreja de Subgenius (Church of SubGenius).

Mas o que é "slack" e o que é Igreja de Subgenius?

Igreja de Subgenius é uma pseudo-religião que satiriza outras religiões e crenças que envolvem conspirações mundiais, extra-terrestres etc.
O símbolo dessa religião é o "Bob com cachimbo", daí a origem do símbolo "Tux com cachimbo" como mascote da distribuição Slackware!
Linux: A Origem dos Nomes Linux: A Origem dos Nomes


"Slack" é um termo muito utilizado na Igreja de Subgenius. Na verdade "slack" é o termo que define a crença central da Igreja de Subgenius. Geralmente o termo significa sentimento de liberdade, de independência e um pensamento original que surge quando você atinge os seus objetivos pessoais.

A Igreja afirma que todos nascemos com o Slack Original, mas este nos foi roubado por uma conspiração mundial de pessoas normais, os "pinks".

Com isso chegamos à conclusão de que o nome Slackware é uma referência ao "slack", ou seja, ao sentimento de liberdade, originalidade e independência. Seria algo como: "não pense como os outros (pinks), seja original e independente".

Referências

Fonte: www.vivaolinux.com.br