21 de mai de 2009

Slackware oficialmente para 64 bits

O Slackware Linux descreve a si mesmo como “um completo sistema UNIX-like em 32 bits”. Até pouco tempo atrás, a arquitetura de 64 bits não era suportada oficialmente pelo Slackware Linux e usuários tinham que recorrer a projetos da comunidade, como o Bluewhite64 e o Slamd64.

Pois bem, nesta terça-feira, a página do Slackware Linux divulgou o lançamento oficial do -current para 64 bits. A tradução do anúncio na íntegra segue abaixo:

[tum tum tum]… O microfone está funcionando? ;-)

Prontos ou não, o Slackware chega agora aos 64-bits com um port oficial x86_64 que passará a ser mantido juntamente com o desenvolvimento normal da árvore x86 do -current. DVDs estarão disponíveis para venda na loja online do Slackware quando o Slackware 13.0 for lançado. Nosso muito obrigado à equipe do Slackware por sua ajuda neste trabalho e um agradecimento em especial a Eric Hameleers que fez o trabalho pesado de recompilação de tudo para esta arquitetura, além de testes, re-testes, e sincronização com o -current.

Temos desenvolvido e testado o Slackware64 por um bom tempo. A maioria da equipe já está usando Slackware64 em suas máquinas pessoais, e as coisas estão funcionando tão bem por hora que é já é hora da comunidade conferir nosso trabalho.

Gostaríamos de agradecer aos projetos não-oficiais para 64 bits por segurar a barra do Slack por nós para que pudéssemos ter bastante tempo de verificar que tudo funcionaria direito. Sem os ports de Slackware para 64 bits, certamente estaríamos bastante pressionados a lançar as coisas antes que elas realmente estivessem prontas.

E como sempre — divirtam-se!

Pat e a galera do Slackware

Parabéns a todos pelo trabalho e vida longa ao Slackware64!

Fonte: http://pa.slackwarebrasil.org