30 de mai de 2009

Google em modo Terminal

Para quem gosta do modo texto do Linux, existe uma versão do buscador Google que "emula" um terminal chamado Goosh:

http://goosh.org/

Alguns comandos:

  • Busca na Web: web "Dicas-L"
  • Busca de Imagens: images "Dicas-L"
  • Busca de Videos: video " Google"
  • Busca no Wikipedia: wiki "Unicamp"
  • Ajuda: help
Fonte: www.dicas-l.com.br

28 de mai de 2009

Linux é mais fácil de instalar do que se imagina, diz IBM

Uma recente pesquisa encomendada pela IBM sobre o desenvolvimento e a aceitação do software livre nas empresas mostrou a surpresa dos profissionais de TI ao constatar que instalar um sistema operacional Linux, por exemplo, é muito mais fácil do que imaginavam.

Como uma das grandes potências do mercado da tecnologia da informação e reconhecida empresa investidora em pesquisa, a companhia solicitou à consultoria Freeform Dynamics um estudo sobre os impactos da implantação de software livre nas corporações, conta o "Street Insider". Os resultados da pesquisa intitulada Linux on the Desktop: Lessons from Mainstream Business Adoption (Linux no desktop: lições da adoção em grandes linhas de negócio) mostram que quando direcionados ao público correto, dentro de ambientes de utilização controlados, desktops rodando sistema operacional Linux são muito mais fáceis de implementar.

Reunindo 1.275 profissionais do Reino Unido, EUA, Canadá, Australia e Nova Zelândia por meio de questionários online, segundo o site da IBM, o estudo mostra que mais de 90% dos profissionais têm experiência com adoção de computadores Linux em seus próprios empregos.

A transição ocorre melhor, dizem os participantes, quando é direcionada primeiro a usuários "simples", ou seja, aqueles que só utilizam ferramentas como programas de e-mail e softwares relacionados a atividades de escritório. Esses são vistos como duas vezes mais propensos a aceitar e se adaptar melhor à mudança do que seus colegas mais técnicos ou "criativos".

Outros fatos apontados pelo levantamento incluem as razões que levaram as empresas a migrarem seus sistemas. Dentre elas são citadas, em primeiro lugar, a redução de custos e em seguida a segurança dos sistemas. Já a usabilidade é a questão chave para a escolha de determinada distribuição para ser implantada nos escritórios.

A aceitação da plataforma em grandes corporações agrada e muito à comunidade de software livre. Segundo o Computer Weekly, o vice-presidente da divisão de Linux e Open Source da IBM, Bob Stutor, afirma que "os departamentos de TI vêem o Linux como um investimento que economiza dinheiro, durante a crise. Vemos a recessão impulsionando a adoção do open source nos desktops."

Como uma das maiores investidoras privadas no desenvolvimento das plataformas de código aberto, a IBM, além de alimentar o crescimento do setor, promove também sua maior adoção, equipando seus netbooks com sistemas operacionais Linux e fazendo com que o produto amplie seu alcance no mercado.

Um grande exemplo é a utilização de distribuições do sistema operacional em seus netbooks, dispositivos de menor capacidade de processamento e de custo mais baixo ao consumidor final.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

27 de mai de 2009

10 aplicações de edição e tratamento de vídeo

1. Avidemux

avidemux

Este editor de vídeo permite tarefas básicas e da suporte a arquivos em formatos comuns como AVI ou MPEG, além de outros como MP4 ou ASF.

2. CinePaint

cinepaint-1

Coma interface muito similar ao GIMP e outros programas de tratamento de imagens, o CinePaint é una alternativa que está especialmente orientada à edição frame por frama para trabalhos especiais com clipes de vídeo.

3. Cinelerra

cinelerra-1

Um velho conhecido, que é capaz de capturar, editar e exportar o resultado a distintos formatos, com uma interface ao de programas como o Adobe Premiere.

4. Kino

kino-2

Outra lenda do software, Kino é similar ao Cinelerra em seus serviços, mas que propões uma interface mais básica e que orienta os usuários sem grandes necessidades nem pretensões. Bem simples, é uma forma boa de começar a conhecer tarefas de edição de vídeo no Linux.

5. Jahshaka

jahshaka-2

Esta aplicação com esse nome horrível tem uma peculiaridade interessante: se trata de uma ferramenta multiplataforma que está disponível para Linux MacOS X e Windows, ainda que segue em versão Alpha. Seu uso do openGL como interfacer gráfica e do QT, demonstram a versatilidade do projeto, que renasceu das cinzas com o nascimento das OpenLibraries.

6. Slideshow Creator

slideshow-creator-1

Ainda que não seja uma ferrramenta clássica de edição de vídeo, ainda será útil para poder criar apresentações simples como slideshows. Conta com possibilidade de adicionar efeitos de zoom e transições e a sincronização com alguma música que escolhermos.

7. LiVES

lives

Este outro programa menos conhecido e com uma interface mais complexa que também permite a edição não linear de vídeo e a produção de resultados interessantes com diferentes formatos e framerates.

8. Vivia

vivia

Um projeto que tem uma função notável: a possibilidade de editar vídeo multi-cam, o que permite sincronizar a gravação e captura de várias câmeras para montar vídeos do mesmo evento mesclando facilmente imagens delas.

9. Kdenlive

kdenlive-1

O projeto faz uso das bibliotecas QT e é, por exemplo, perfeitamente compativel com KDE4, e o melhor de tudo é que se trata de um desenvolvimento com um excelente suporte online, no que podemos encontrar tutoriais e informações de sobra para completar trabalhos neste editor, que é algo como uma evolução de Kino.

10. FFmpeg

ffmpeg-logo

Software totalmente essencial para todos que trabalham com vídeo sob o GNU/Linux e que proporciona todo tipo de tarefas de conversão e adaptação de seus clipes de vídeo. Se algum arquivo da problemas, FFmpeg tem muitas artimanhas para ser sua solução.

Fonte: www.muylinux.com

26 de mai de 2009

Ícone de atualizações no Ubuntu 9.04

Para quem sentiu falta do ícone de "atualizações disponíveis" no Ubuntu 9.04, segue a dica para te-lo de volta!

Digite no terminal:

gconftool -s --type bool /apps/update-notifier/auto_launch false

Reinicie a máquina e seu sistema lhe informará quando houver atualizações.

Fonte: Ubuntued.info

25 de mai de 2009

Review - Ubuntu Netbook remix

Segue um review do Ubuntu Netbook remix feito pelo blog Zumo. Eu gostaria de ter feito um, porém não pude pegar um netbook no fim de semana devido à falta de tempo. :(

Bom, primeiro vou deixar à vista aqui a lista de modelos avaliados pela Canonical, indicando o comportamento do Ubuntu com eles.
  1. Tier 1 (funcionam muito bem ou apresentam problemas menores ou insignificantes)
    1. Acer Aspire One
    2. Asus Eee 1000
    3. Asus Eee 900a
    4. Asus Eee 901
    5. Dell Mini 9
    6. HP Mini 1033cl
    7. HP Mini 2140
    8. Lenovo S10
    9. Medion Akoya E1210
    10. MSI Wind U100
    11. MSI Wind U90
    12. Compaq Mini 701ES
  2. Tier 2 (funcionam mais ou menos bem, com alguns problemas mais sérios)
    1. Asus Eee900
    2. Asus Eee 701-SD / 702
    3. Axioo CMPC
    4. HP Mini 1000
    5. Kohjinsha SH6
    6. Samsung NC10
    7. Toshiba NB100
  3. Tier 3 (que reconhecidamente não funcionam com esse SO)
    1. HP 2133 Mininote

Leiam o review na íntegra aqui.

Fonte: http://zumo.uol.com.br

22 de mai de 2009

Google Chrome nativo no Linux!

O blog Ubuntued postou uma dica de como instalar a versão nativa Alpha do navegador da Google, o Chrome.
Segue a dica.

Sim, é verdade: o Chrome já está disponível para o Ubuntu de forma nativa. Apesar de você poder encontrar muitos artigos, na Internet, a prometerem o Google Chrome no Ubuntu, na verdade, apenas explicam como instalar o Chrome do Windows emulado pelo Wine. Por isso, sim, isto é uma novidade fresquíssima: o Google Chrome já está disponível numa versão Pre-Alpha, ou seja, numa fase de desenvolvimento teoricamente muito crua. Apesar de ser algo ainda em desenvolvimento o Chrome (ou chromium) portou-se muito bem e recomendo pela sua extrema velocidade de arranque.

Leia mais...

Fonte: http://ubuntued.info

21 de mai de 2009

Slackware oficialmente para 64 bits

O Slackware Linux descreve a si mesmo como “um completo sistema UNIX-like em 32 bits”. Até pouco tempo atrás, a arquitetura de 64 bits não era suportada oficialmente pelo Slackware Linux e usuários tinham que recorrer a projetos da comunidade, como o Bluewhite64 e o Slamd64.

Pois bem, nesta terça-feira, a página do Slackware Linux divulgou o lançamento oficial do -current para 64 bits. A tradução do anúncio na íntegra segue abaixo:

[tum tum tum]… O microfone está funcionando? ;-)

Prontos ou não, o Slackware chega agora aos 64-bits com um port oficial x86_64 que passará a ser mantido juntamente com o desenvolvimento normal da árvore x86 do -current. DVDs estarão disponíveis para venda na loja online do Slackware quando o Slackware 13.0 for lançado. Nosso muito obrigado à equipe do Slackware por sua ajuda neste trabalho e um agradecimento em especial a Eric Hameleers que fez o trabalho pesado de recompilação de tudo para esta arquitetura, além de testes, re-testes, e sincronização com o -current.

Temos desenvolvido e testado o Slackware64 por um bom tempo. A maioria da equipe já está usando Slackware64 em suas máquinas pessoais, e as coisas estão funcionando tão bem por hora que é já é hora da comunidade conferir nosso trabalho.

Gostaríamos de agradecer aos projetos não-oficiais para 64 bits por segurar a barra do Slack por nós para que pudéssemos ter bastante tempo de verificar que tudo funcionaria direito. Sem os ports de Slackware para 64 bits, certamente estaríamos bastante pressionados a lançar as coisas antes que elas realmente estivessem prontas.

E como sempre — divirtam-se!

Pat e a galera do Slackware

Parabéns a todos pelo trabalho e vida longa ao Slackware64!

Fonte: http://pa.slackwarebrasil.org

20 de mai de 2009

ISOs de distribuições Linux

Segue outro artigo interessantíssimo do mestre Morimoto.

Esta página é um índice central para download das imagens ISO de diversas distribuições Linux, que você pode baixar gratuitamente, juntamente com links de tutoriais e artigos relacionados a elas. Adicione esta página aos bookmarks e volte sempre que precisar de alguma coisa. Estamos abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana. :)

Se você não sabe que distro baixar, aí vai uma dica: se você é um usuário iniciante, e quer uma distribuição fácil, certamente preferirá o Ubuntu, o Mandriva, ou o OpenSUSE. Se o seu caso é instalar o Linux em um PC antigo ou de hardware bem modesto, experimente o Slackware ou o Puppy.

Distribuições recomendadas::Leia mais...

Fonte: www.gdhpress.com.br

19 de mai de 2009

Jogos Opensource no Linux

Para quem acha que não existem muitos jogos para Linux, vai aqui um artigo que retirei do Forum PCs.

Para o pessoal que usa cabresto da MicoSoft, vai aí uns exemplos de joguinhos Opensource.
Quem não quiser um jogo OPENSOURCE e insistir em jogar "aquele" joguinho favorito que só tem no Windows, pode ler ESSE TUTORIAL de como fazer para jogar.
Para instalar o CEDEGA você ainda pode usar esse tutorial em inglês.
Você ainda pode tentar o WINE com o DirectX9.0c com esse tutorial em inglês também.

Site com lista de jogos para Linux:



Danger from the Deep - Simulador de Sub. Opensource.
Trata-se de um simulador de Submarino e as imagens falam mais que palavras:
http://dangerdeep.sourceforge.net/gallery.html



Step Mania - http://www.stepmania.com/
Agora chegou a hora. Desafio qualquer um a me vencer nesse jogo! Eita coisa viciante! Eu já jogava Pump, aquela máquina de dança, depois que parei... comecei a jogar esses jogos de dança no computador e sem dúvida este é o mais legal de todos! Estilo DDR!!! Já estou realmente viciado e jogo com apenas uma mão fechando qualquer música que apareça pela frente no nível mais difícil. Alguém vai encarar? rs. Vicia mesmo esse jogo. Muuuuito legal. Um dos meus favoritos!

Frozen Buble - Link
Inspirado no clássico puzzle bubble (também nos repos do Ubuntu , ideal para a irmã que tenham aí por casa Wink )

"Deadly Rooms Of Death" aka DROD - http://drod.caravelgames.com/
Um jogo excelente, disponível tanto pra Windows quanto pra Linux.
É estilo "puzzle", mas com uma ambientação medieval, e o DROD 2 ainda vem com uma narrativa bem legal.

Barrage - http://lgames.sourceforge.net/index.php?project=Barrage
Jogo de tiro onde o objetivo é destruir e matar o maior número de tanques e soldados inimigos em 3 minutos. Gráficos parecido com o C&C.

Secret Maryo Chronicles - http://www.secretmaryo.org/
Jogo de plataforma. Basicamente um remake do Mario World, mas beeemmm mais incrementado com personagens, inimigos e poderes novos. Vale a pena para quem tem criança em casa.

Jogos de Naves e simuladores de vôo:
================================================

Flightgear - http://www.flightgear.org/
Simulador de vôo com gráficos surpreendentes. O Flight Simulator da Microsoft que se cuide heim!!! O que falta nesse game é apenas uma interface de menus bem elaborada. Acaba sendo meio complicado de entrar no jogo, mas sem dúvida os fissurados por games de avião conseguem contornar facilmente esse problema com um pouco de tempe.

No Gravity - http://www.realtech-vr.com/nogravity/
Maravilha de jogo! Shooter de nave em 3D. Você controla a nave, atira, mata os inimigos, pega power ups e ainda completa missões. O último jogo que me viciou foi esse!!! Não consigo parar de jogar!!!

Vega Strike - http://vegastrike.sourceforge.net/
Freelancer? hohohoho...

AstroMenace - http://www.viewizard.com/download.php?forceos=linux
Jogo daqueles clássicos de naves que vão subindo e detonando tudo (estilo Gigawing), gráficos excelentes, ótima jogabilidade e você pode melhorar a nave, de tudo quanto é jeito, comprar armas melhores, motores, escudos e até mesmo trocar a nave inteira.
Roda na placa de video Intel 950 com os gráficos no mínimo, e na GeForce 6600GT roda no máximo e com folga. Já na placa de vídeo VIA não funciona.

Wing Comander Privateer- http://wcuniverse.sourceforge.net/
Quem é velho no mundo dos jogos de nave como eu deve lembrar da famosa série Wing Commander, que foi sucedida em 1993 pela série "Privateer".
Esse projeto se dividiu em 2 partes:
- Wing Commander Gemini Gold : que é a utilização do universo de Privateer, mas não seguindo exatamente a história como é o jogo original. Você pode se tornar um mercador, um pirata ou caçador de recompensas.
Compre novas naves, armas e viaje pelo espaço a procura de dinheiro.
- Wing Commander Privateer Remake : É um remake exato do jogo, com as mesmas estórias, aventuras e personagens, as o jogador pode ignorar o script e viajar a vontade pelo espaço, coletando recompensas, matando ou virando pirata.
Para instalar, baixe o .RUN, execute, rode o setup e depois pode rodar o jogo Wink

Beyond the Red Line - http://www.game-warden.com/bsg/
Beyond the Red Line é uma versão "standalone" do FreeSpace 2, cujo código foi liberado pela sua produtora. Além disso é uma conversão para a série de TV Battlestar Galactica.
Atualmente está em desenvolvimento e incompleto, no entanto é possível baixar e jogar um DEMO com algumas missões e naves. Sua licença é desconhecida, pois ainda não se sabe se será comercial ou GPL.
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://www.game-warden.com/bsg/images/screenshots/screen16.jpg')" border="0">


Jogos de Ação:
================================================
Cube 2 - http://www.cubeengine.com/
Jogo de tiro em primeira pessoa.

Openarena - http://openarena.ws/
Versão OpenSource do QUAKE3.

Vavoom - http://www.vavoom-engine.com/
Remake do DOOM ATUALIZADO graficamente.

Alien Arena 2007 - http://red.planetarena.org/
Divirta-se com aliens desintegrando-se uns aos outros com armas de última geração. Alien Arena é baseado na engine do Quake 2 bastante modificada para incorporar os recursos necessários para dar o clima ao jogo.
Todo ano é lançada uma nova versão com melhorias nos mapas, jogabilidade e gráficos.

Action Cube - http://action.cubers.net/
jogo de tiro em primeira pessoa. Qualquer semelhança com Counter-Strike é mera coincidência. Laughing

Nexuiz - http://www.nexuiz.com/index.php
Olha só como a comunidade sabe trabalhar bem. Pegaram os sources do Quake 2 e fizeram um jogo tão bom quanto o quake 3!!! Imagina agora que liberaram os códigos do quake 3!!! Esse jogo é muito bom mesmo mas precisa duma máquina legal pra rodar decentemente! Aqui não ficou muito rápido não... que pena!

Paintball 2 - http://dynamic.gamespy.com/~digitalpaint/news.php
Paintball virtual, é bem divertido e menos violento. Indicado a crianças que querem brincar de FPS.

Transfusion - http://transfusion.deathmask.net/
Jogos de tiro em primeira pessoa. MUIIIIITOOO Sangue.

Tremulous - http://tremulous.net/
Inicialmente criado como um Mod para Quake3, Tremulous aproveitou a abertura do código-fonte deste para se tornar um jogo completo e auto-suficiente.
Em arenas grandes e bem elaboradas, dois times completamente diferentes tentam destruir as bases alheias: de um lado os humanos com suas armas e equipamentos, do outro os aliens com sua selvageria e capacidade de metamorfose.
As diferenças entre os times não alteram o equilíbrio do jogo, pelo contrário, rejuvenescem o estilo FPS ao trazer o mesmo tipo de competitividade do grande clássico Counter-Strike.

Warsow - http://www.warsow.net/
Jogo para Linux que usa a engine do Quake 2.

Legends - http://www.legendsthegame.net
Mais um jogo de tiro em primeira pessoa bem legal. Pena que tem pouca gente online pra jogar. Aqui você atira pra caramba com armas futuristas e ainda tem uma espécie de jato propulsor que te deixa voar um tempinho. Isso me lembra Duke Nuken hehehe.

Mais alguns, só de RPG:
================================================

Freedroid RPG - http://freedroid.sourceforge.net/
Jogo de RPG bem divertido. Estilo "diablo" mas com pinguim.
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://freedroid.sourceforge.net/screenshots/rpg/fdrpg_7.jpg')" border="0" width="640">


Daimonin - http://www.daimonin.net/
Ótimo MMORPG. Possui diversos elementos dos mais modernos RPGs do mercado como clãs, facções, qualidade e conservação de itens, sistema de reparo/conserto, resistência e proteção, jogabilidade em grupos, magias, experiência de habilidades, mapas PvP (Player vs Player) em modo coperativo, ressureição e muito mais. Os gráficos são melhores que tíbia, lembram o primeiro "Diablo".
Plataforma: Linux / Windows e GPL

Eternal Lands - http://www.eternal-lands.com/
Um ótimo RPG online. Jogue juntamente com várias pessoas de todas as partes do mundo em um mundo virtual cheio de elementos de narrativas RPG. O jogo possui tudo que um bom RPG deve ter como pontos de experiência, evoluções e muito mais. Está na fase de desenvolvimento ainda e por isso é totalmente free jogar pela internet.
Gráficos bonitos, dá uma olhada nas SS : http://www.eternal-lands.com/page/screenshots.php
Plataforma: Linux / Windows e GPL

Generic Collectible Card Game - http://gccg.sourceforge.net/
Generic Collectible Card Game é um engine genérico para jogos de cartas. Com ele você poderá jogar online diversos card-games.
Possui um sistema semelhante ao apt-get para se instalar features.

Atualmente os jogos disponíveis são:
- Magic The Gathering
- Lord of The Rings
- Pokemon
- Poker
- Middle Earth
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://www.tuxresources.org/portal/modules/wfdownloads/images/screenshots/gccg.jpg')" border="0">

Plataforma: Linux / Unix / Windows / Mac

Mistlands - http://www.zeropointgameplay.com/
MMORPG Open source.
Mistland é um jogo de RPG online criado pela "Zero Point Gameplay" para Windows e Linux. O objetivo é criar um sistem de RPG online similar aos jogos de planilhas e dados. Neste jogo é possível projetar quests e compartilhar com outros jogadores.
Gráficos em 3D, legalzinho: http://zeropointgameplay.com/gallery/thumbnails.php?album=9
Plataforma: Linux e GPL

Narcissu - http://narcissu.insani.org/
Esta é uma tradução e portagem não oficial para Linux do jogo Narcisus lançado pela Stage-Nana que conta a história de uma viagem de um garoto e uma garota que você não sabe como vai terminar. Com traços de desenhos japoneses (ANIME) o jogo cativa os jogadores com uma história muito bem elaborada.
Downloads via Bittorrent

Jogo ao melhor estilo adventure. Bem complexo e completo.
Plataforma: Linux e GPL

OpenRPG - http://www.openrpg.com/
OpenRPG é um projeto para se jogar jogos RPG online. Trata-se de um software básico que simula uma mesa de jogo, com ferramentas como chat, rolagem de dados, planilhas, etc. Conta ainda com um sistema de mapas integrado onde é possível colocar a posição dos personagens, NPCs e ítens. Jogue RPG online com seus amigos utilizando este programa.
O software foi desenvolvido de tal forma que facilita a criação de adicionais, para jogos específicos.

Quer jogar RPG de Mesa com os amigos? ESSE é o programa! Combinado com um VOIP fica 10.

Planeshift - http://www.planeshift.it/
O objetivo dos desenvolvedores deste jogo é criar um grande jogo de RPG Online repleto de fantasia. Cada jogador pode criar seu personagem e explorar o mundo inteiro de forma interativa com o máximo de realismo.
O jogador iniciará sua jornada em Yliakum, uma grande cidade que abriga diferentes raças, facções, guildas, aventureiros e diversos lugares inexplorados.
Mas o jogador não fica apenas por ali. Ele terá diversos outros lugares no mundo para visitar.
Um MMORPG que promete muito. Se beneficia do Crystal Space.
Finalmente os desenvolvedores lançaram um pacote binário para linux. Centenas de usuários linux lotavam os foruns de suporte pedindo ajuda para a compilação deste programa. Você pode baixar a versão binária e executar como root para que o programa extraia tudo sozinho.
Gráficos LINDOS! http://www.planeshift.it/pics.html
Plataforma: Linux / Windows e GPL

S.C.O.U.R.G.E.: Heroes of lesser renown - http://scourge.sourceforge.net/
Para os roguelikes de plantão, ai um joguinho no mesmo estilo todo 3D. Ache tesouros, mate inimigos e ganhe levels.
A.K.A "Diablo". Gráficos também parecidos com Diablo 1.
Plataforma: Linux e GPL

Stendhal - http://arianne.sourceforge.net/?arianne_url=games/game_stendhal
Stendhal é um adventure online em multiplayer inspirado no Wordlforge's Acorn. Este é mais um típico RPG online onde você pode andar pelo mundo, conversar com outros jogadores, comprar e vender itens, e matar alguns outros por ai. Criado utilizando a tecnologia Java.
Muito parecido com o TIBIA. Gráficos lembram o FF do NES.
Algumas SS:
http://arianne.sourceforge.net/screens/stendhal/20060310_stendhal.jpg
http://arianne.sourceforge.net/screens/stendhal/20060303_stendhal.jpg
Plataforma: Linux / Windows / Mac e é GPL

The Mana World - http://themanaworld.org/
O The Mana World é um jogo de RPG online bem parecido com o Ragnarok, inclusive utiliza o mesmo servidor.
O jogo é totalmente livre, você pode baixar, jogar e modificar.
Os gráficos do jogo são em 2D, ótimo para quem não tem uma placa de vídeo aceleradora 3D.
O jogo ainda está em fase de desenvolvimento, mas promete muito. Sua jogabilidade é muito boa.
Plataforma: Linux / Unix / Windows / Mac e é GPL

Tibia - http://www.tibia.com/
MMORPG com gráficos simples (no quesito gráficos, som e jogabilidade) mas muito complexo (do ponto de vista do RPG). Totalmente freeware com vários servidores, onde cada servidor é um mundo. Um dos mais jogados no mundo do gênero.
Para criar uma conta vá a página do desenvolvedor.
Pessoal não sou fã, pois abandonaram o desenvolvimento da versão cliente para Linux.
Plataforma: Linux / Windows mas é Copyright (c)

Ultima Iris3D - http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4184
Ultima Iris3D é um cliente de Ultima Online para Linux. Ultima Online é considerado por muitos o maior e melhor jogo de RPG online de todos os tempo. Tanto é verdade que a economia do Ultima Online está entre as 10 melhores economias do mundo, concorrendo com países reais como Estados Unidos e Canadá.
Trata-se de um jogo com todos elementos de um bom MMORPG com diversas skills, jobs e muita ação.
Esta é apenas uma versão Open Source de um cliente do jogo. Você precisará ter o Ultima Online completo para copiar os arquivos data e então jogar. Este é um cliente 3D.
Leia o Artigo do link para saber como instalar.
Plataforma: Linux / Unix / Windows / Mac e GPL

Wurm Online - http://www.wurmonline.com/
Jogo de RPG online. Ande por cenários 3D, converse com outros jogadores, colete recursos, construa cidades, crie itens, comercialize-os, pesque e muito mais juntamente com outros jogadores e NPCs.
Tem que pagar para jogar na conta premium, servidor fechado. Mas para a conta básica, é grátis.
Roda em Java.

XU4 - http://xu4.sourceforge.net/
Vulgo X Ultima 4. XU4 é uma recriação do clássico para computadores Ultima IV, um belíssimo RPG da década de 80.
O propósito deste jogo de computador é criar uma forma fácil e conveniente de se jogar este clássico utilizando sistemas modernos. A plataforma primária de desenvolvimento é o Linux, mas este projeto conta com versões portadas para Windows e Mac OS X.
Plataforma: Linux / Unix / Windows / Mac e GPL

Savage: The Battle for Newerth - http://www.s2games.com/savage/
Considerado o primeiro RTSS (Real Time Strategy Shooter), Savage é um jogo para dezenas de jogadores simultâneos que mistura o melhor da estratégia militar com ação em primeira pessoa. Cada time será formado por jogadores soldados e apenas um será eleito Comandante, que passa a ter a visão superior como no Warcraft. O comandante tem visão privilegiada do mapa e pode dar ordens aos demais jogadores, que jogam na perspectiva de primeira pessoa e são livres para decidir se devem obedecer ou não. Este jogo não é OpenSource, é um Freeware para Linux, Windows e MacOS.
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://www.s2games.com/savage/screenshots/lm_act/images/lm_act_09.jpg')" border="0" width="640">


Agora é a vez dos jogos de estratégia.
=================================================

Netpanzer - http://netpanzer.berlios.de/
Jogo de estratégia com belíssimos gráficos. Controle seus tanques e detone o adversário nesse jogo estilo "Command and Conquer".

FreeOrion - http://www.freeorion.org/index.php/Compile
Jogo baseado em MASTER OF ORION, é necessário baixar a fonte e compilá-lo, mas roda no Linux e no Windows.
Você poderá ver as Screenshoots aqui: http://www.freeorion.org/index.php/Screenshots

Battle for Wesnoth - http://www.wesnoth.org/
Jogo de estratégia que promete muito. Coloco muita fé nesse projeto. Quase todo mês tem um release e a equipe de programadores não para um segundo. Jogo por turnos muito legal. Faz assim... entra no site dos caras, vá até a sessão de screenshots e compare a primeira versão com a última pra ver o quanto esse pessoal trabalha. Vira e mexe tem coisa nova aparecendo. Esse jogo é bom pra os fãs de jogos de estratégia por turnos... estilo xadrez com exágonos que dividem os espaços. Muito legal e bom pra jogar em multiplayer tbm. Tem várias campanhas pra singleplayer.

Glest - http://www.glest.org/
Warcraft 3 que se cuide. está certo... falta muito ainda, mas que esse joguinho promete promete! Estratégia em tempo real todo 3D. Jogue com humanos ou magos. Gráficos bem trabalhados e estilo de jogo que lembra bem o warcraft mesmo. Faltaram os heróis...

Boson - http://boson.eu.org/
Jogo de estratégia 3D em desenvolvimento.

Dark Oberon - http://dark-oberon.sourceforge.net/?page=download
Dark Oberon é um jogo de estratégia em tempo-real similar ao Warcraft II e também ao Command & Conquer - Red Alert.
Cada jogador pode sair a procura de materiais para realizar suas construções, criando diferentes tipos de unidades para defender e atacar outros inimigos. O mais interessante é que tudo foi feito com massinha de modelar.
Plataforma: Linux / Windows e GPL

WideLands - http://xoops.widelands.org/ e http://sourceforge.net/projects/widelands/
Widelands é um clone de Settles II.
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://xoops.widelands.org/Widelands-Screen.gif')" border="0">


FreeCiv - http://www.freeciv.org/index.php/Freeciv
Um excelente jogo de estratégia multiplayer. Possui o código aberto. além de ser um joguinho muito viciante.
Construa e administre sua civilização desde os primórdios até a idade moderna, tornando-se mais que um jogo: uma aula de história.
Clone do Civilization.
Plataforma: Linux e GPL

Globulation 2 - http://globulation2.org/wiki/Screenshots
Globulation2 é um jogo de estratégia que lembra muito o famoso Warcraft 2. Nele o jogador pode escolher o número de unidades ele deseja controlar de diferentes tipos, e que satisfaçam melhor suas necessidades. Muito divertido pois as unidades e construções são mais parecidas com organelas de células que com soldadinhos e tanques.
É possível se jogar em multiplayer (LAN) ou pela internet no Ysagoon Online Game, um meta-server.
Plataforma: Linux / Windows e GPL

LinCity-ng - http://lincity-ng.berlios.de/wiki/index.php/Main_Page
inCity-ng tenta melhorar os gráficos do LinCity, um simulador de cidades semelhante ao Sim City. Embora o engine permaneça inalterado e os recursos comparáveis ao Sim City 1, os gráficos foram todos remodelados usando o Blender, de tal forma que ficam tão bonitos quanto os do Sim City 2000 e Sim City 3000.
link para o Lincity normal: http://www.floot.demon.co.uk/lincity.html
Plataforma: Linux e é GPL

Micrópolis - http://www.donhopkins.com/home/micropolis/
Foi liberado o código do SimCity original sob a licença copyleft GPLv3. Devido a razões legais o nome passa a ser Micropolis. Além disso foram realizadas algumas mudanças. Entre estas está a opção pela GPL, pois foi criado um port para incluí-lo no projeto OLPC. Mais informações em: http://www.donhopkins.com/drupal/
Plataforma: Linux e XO (projeto OLPC), em GPLv3

Pingus - http://pingus.seul.org/welcome.html
Joguinho muito legal onde é preciso estratégia para vencer. Você conta com uma séria de ferramentas para dar aos seus pinguins como britateira, hélice tipo paraquedas, pontes, dentre outros. O seu trabalho é coordenar esta turma, dando as ferramentas certas para que eles consigam abrir caminho pelas fases do jogo. Possui gráficos muito bons além de um ótimo acabamento.
Lembra do Lemmings?
Plataforma: Linux / Unix / Windows e GPL

Risk - http://jrisk.sourceforge.net/
Lembra daquele famoso jogo de tabuleiro chamado "WAR"? Pois é, ele voltou! Jogue contra o computador ou em rede num total de até 6 jogadores. Coloque suas peças, ataque os inimigos dominando os países, tente completar seu objetivo e troque suas cartas por mais exércitos.
Idêntico ao bom e velho "WAR".
Vale a pena baixar! Roda em Java e é GPL!

Simutrans - http://www.simutrans.de/
Simutrans é um simulador de transportes e economia. Conta com versóes para Linux, Windows e BeOS.
Crie conexões de ônibus e trêns e interligue pessoas e o correio entre cidades e indústrias. Você deve coletar minério, ferro e carvão para produzir aço. Óleo pode ser transformado em plásticos. Plástico e aço são usados para produzir carros pela indústria de carros por exemplo. E todos estes recursos precisam ser transportados de alguma forma.
Mas tome cuidado para não afundar seu orçamento!
Estilo SimCity.
Plataforma: Linux / Windows e é GPL

Warzone 2100 - http://warzone2100.strategyplanet.gamespy.com/
Download: http://liflg.org/?what=dl&catid=6&gameid=63&filename=warzone.2100_0.2.2-english.run
source: http://www.fileplanet.com/dl.aspx?/strategyplanet/warzone2100/warzone2100.rar
O projeto Warzone 2100 ReDev visa continuar a visão iniciada em 1999 pelos estúdios Pumpkin com o jogo Warzone 2100, que foi descontinuado no dia 6 de dezembro de 2004 e teve seu código liberado sob a licença GPL. O código fonte está todo disponível e deve ser compilado para poder ser jogado no Linux.

Requerimentos adicionais:
- gawk >= 3.1.3 (necessário apenas na compilação)
- sdl >= 1.2.8
- sdl-net >= 1.2.5
- opengl (opcional)
- openal >= 20040817
- libvorbis >= 1.1.0 (opcional)
- libmad >= 0.15 (opcional)

Plataforma: Linux é GPL.

"TA" Spring - http://taspring.clan-sy.com/
O "TA" Spring, ou só Spring, é uma engine que roda um jogo baseado no TOTAL ANNIHILATION, só que com a câmera livre. Já está BEM maduro e contém dezenas de MODs capazes de torná-lo no OTA (original Total Annihilation) e até em StarWars. Vale muito a pena baixá-lo.

TA3D - http://ta3d.sourceforge.net/home-en.php
Para quem gosta de TOTAL ANNIHILATION, um jogo de estratégia em tempo real em 3D lançado em meados de 1996, tem um projeto opensource para refazer a engine dele em 3D. Ele é necessário ter os arquivos originais do Jogo, sendo basicamente um "port" para o Linux só que com rotação de câmera. Já testei, e ainda está imaturo. Dá para brincar mas falta bastante para chegar a jogabilidade do Total Annihilation original.

UFO: Alien Invasion - http://ufoai.sourceforge.net/
"UFO: Alien Invasion" é um jogo de estratégia na qual utiliza combate tático contra forças alienigenas hostis que estão para se infiltrar na Terra a qualquer momento. Para quem ainda não conhece, é um jogo livre que busca resgatar o espírito do antigo jogo "X-COM: UFO Defense" (também conhecido como UFO: Enemy Unknown, e considerado por alguns sítios como o melhor jogo de estratégia do século XXI, batendo até Civilization e SimCity) mas trazendo para o século XXI, com tecnologias de som e gráficos mais avançadas, como OpenGL. Ele é do tipo estratégia com um enredo bem sofisticado, uma campanha single-player bem envolvente e um suporte a multiplayer bem trabalhado.

Wormux - Link
Jogo do género worms clássico (está nos repos do Ubuntu Very Happy)

Batalhão - http://batalhao.codigolivre.org.br/
Batalhão é um jogo de ação no estilo arcade, onde você tem que sair por ai com um tanque e destruir inimigos.
Você também pode fazer melhorias no seu tanque comprando equipamentos com o dinheiro que você consegue durante o jogo.

OpenTTD - http://www.openttd.org/
É um remake do clássico Transport Tycoon, precisa do jogo original para rodar, mas roda em Linux, Windows, com suporte a todos os recursos modernos e novas funcionalidades (jogo via rede, ferramentas novas, etc).

glChess - http://glchess.sourceforge.net/
glChess é um jogo de xadrez 3D em OpenGL para Unix. Você pode jogar com outra pessoa, contra o computador, ou como espectador. Jogo em rede também é suportado.

Stratagus - http://stratagus.sourceforge.net/download.shtml
Estilo Command and Conquer.

Battles Of Antargis - http://antargis.berlios.de/
Estratégia Medieval. Gráficos bonitos e em 3D isométrico.

Conquest - http://www.radscan.com/conquest.html
Batalha Espacial, Naves da série Startrek (jornada nas Estrelas) e com visão de águia da batalha.

Cultivation - http://cultivation.sourceforge.net/
Jogo ecológico que mostra o desenvolvimento de um ecosistema. Inteligente e muito bom para crianças.

Invasion Battle of Survival - http://www.boswars.org/
Estilo Starcraft. Bem feito e bonito.

Legendary Legions - http://www.legendarylegions.glt.pl/
Gráficos parecido com o Wesnoth, mas também é muito bom e divertido.

Openanno - http://www.openanno.org/
Estilo Age of empires.

OpenRTS - http://arrakis.sourceforge.net/
É um jogo de estratégia em tempo real em 3D isométrico. Usa python e SDL.

Railz - http://www.happypenguin.org/show?Railz
Simulador de estrada de ferro. Construa a malha ferroviária de um país, e até do continente inteiro.

Really Rather Good Battles In Space - http://rrgbis.sourceforge.net/
Jogo de estratégia espacial, não sei dizer como é. Very Happy

Realms of rivalry - http://www.realmsofrivalry.org/
Jogo em JAVA, é banaca. Joga-se pelo Navegador.

Snowballz - http://joey101.net/snowballz/
Comande pinguins numa divertida batalha com Bolas de Neve, é recomendado para crianças.

FreeRa - http://www.happypenguin.org/show?FreeRa
"Port" do Command and Conquer: Red Alert para o Linux (precisa do jogo original para rodar)

FreeCOL - http://www.freecol.org/
Jogo Opensource de colonização, em 2D. Estratégia por turnos.

Mars - Land of No Mercy - http://www.marsnomercy.org
Mars, Land of No Mercy é um jogo de estratégia por turnos e se passa durante os estágios de colonização humana de Marte.
O jogador controla o lider de um time de mercenários, que usam Mechs, para travar batalhas contra Corporações Mundiais de Colonização. Os gráficos são em 3D e bem feitos, sobre um tabuleiro em visão isométrica (vide screenshoots).

Jogos de Corrida.
===================================================

Automatic - http://automanic.sourceforge.net/
Alguém já jogou carnage? Em que os carros, além de correr, podem detonar o oponente com metralhadoras e etc?
http://sourceforge.net/dbimage.php?id=80978

ECKdee- http://ecksdee.sourceforge.net/
Corrida futurista que usa a engine Crystal Space 3D. Lembra muito aquelas corridas de "PODs" do filme starwars.

Maniadrive - http://maniadrive.raydium.org/
Alguém lembra do TrackMania? Aquele que os carros tinha de fazer acrobacias?
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://maniadrive.raydium.org/screenshots/raycap2006-08-17-164957-00s.jpg')" border="0">


Minirace - http://miniracer.sourceforge.net
Eu lembro de um jogo muito parecido com esse. Basicamente é uma corrida com carrinhos com a câmera em "visão de águia". Bastante divertido.
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://miniracer.sourceforge.net/pics/1.04/goal.jpg')" border="0">


RACE - http://race.sourceforge.net/
Muito parecido com o Minirace, mas já parou o desenvolvimento. Apesar disso, é bem interessante.

TORCS - http://torcs.sourceforge.net/
NASCAR!! Vem encarar!

Spaceracer - http://spaceracer.sourceforge.net/
Corrida numa pista em pleno espaço. Diferente.

Troopy - http://trophy.sourceforge.net/index.php3
Ah! Tá ai o jogo de corrida que achei parecido com o Minirace. Mas muito melhor.
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://trophy.sourceforge.net/img/screenshot04.gif')" border="0" width="640">


Tuxracer - http://tuxracer.sourceforge.net/screenshots.html
Clássico do Linux. Faça seu pinguim descer escorregando de barriga na geleira numa velocidade alucinante e não deixe de pegar os peixes pelo caminho. Wink

Ultimate Stunts - http://www.ultimatestunts.nl/index.php?page=0&lang=pt-br
UltimateStunts será uma remontagem do famoso jogo de DOS "Stunts". Este jogo de DOS, lançado no início dos anos 90, pode ser baixado em diversos sites de jogos antigos (abandonware). Ele é um jogo de corridas 3D, com gráficos CGA/EGA/VGA simples e sem texturas ou sombreamento suave, mas devido às suas espetaculares acrobacias (loopings, pontes como rampas, etc.) ele era realmente divertido de jogar. Um dos melhores aspectos do jogo é que o mesmo possuía um editor de pistas. Devido às suas pistas modulares (tile-based), todo jogador podia fazer suas próprias pistas.

Vdrift - http://vdrift.net/
Baba baby, baba!
GPL 2, crossplatafom. Wink
640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://vdrift.net/Gallery/mediaobjects/disp/b/b6099458f307df91abaada753d01e933.jpg')" border="0">


Racer - http://www.racer.nl/
Simlador de carros. Baixe carros e pistas na internet e chame seus amigos pra dar umas voltas. A jogabilidade é muito precisa e realista e os gráficos de cair o queixo. Pena que o projeto está meio "parado" e "abandonado" e ficou com uma série de buga pra se corrigir. Um dele é você bater com velocidade e seu carro ficar eternamente "caindo". Ai tem que reiniciar o jogo. Os próprio criadores já pediram ajuda na internet pra resolver esse bug... rs. Mas vale a pena dar uma olhadinha! Não é OpenSource, mas é de livre para uso não comercial.

===================================================
E mais uns COMERCIAIS para Linux, só para exemplificar:

jogos comerciais que estão sendo vendidos exclusivamente para Linux pela Linux Game Publishing:

640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://www.tuxresources.org/blog/wp-content/uploads/2007/01/coldwar.jpg')" border="0">

Cold War - Jogo publicado pela Linux Game Publishing

640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://www.tuxresources.org/blog/wp-content/uploads/2007/01/soulride.jpg')" border="0">

Soul Ride - Jogo publicado pela Linux Game Publishing

640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://www.tuxresources.org/blog/wp-content/uploads/2007/01/x2.jpg')" border="0">

X2 - Jogo publicado pela Linux Game Publishing

640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://i.linuxgamepublishing.com/gamegraphics/20/screenshot1.jpg')" border="0" width="640">

Gorky 17 - Jogo publicado pela Linux Game Publishing (alguém lembra de Fallout 2?)

E os já conhecidos:
Quake 4 - http://www.quake4game.com/
Quake 3 - http://www.quake3arena.com/
Doom 3 - http://www.doom3.com/
Unreal Tournament 2004 - http://www.unrealtournament2004.com/
America's Army: Special Forces - http://www.americasarmy.com/
Wolfenstein Enemy Territory - http://games.activision.com/games/wolfenstein/index.asp?section=et
Return to Castle Wolfenstein - http://www.castlewolfenstein.com/
Neverwinter Nights - http://nwn.bioware.com/downloads/linuxclient.html
Heroes of Might and Magic 3 - http://www.lokigames.com/products/heroes3/
Myth 2 : Soulblighter - http://www.lokigames.com/products/myth2/
Civilization: Call to Power - http://www.lokigames.com/products/civctp/
Dominous II: Ascencion Wars - http://www.shrapnelgames.com/Illwinter/d2/
Railroad Tycoon II - http://www.lokigames.com/products/rt2/
Robin Hood: The Legend of Sherwood - http://www.robinhood-game.com/
Heavy Gear 2 - http://www.lokigames.com/products/heavy-gear2/
Heretic II - http://www.lokigames.com/products/heretic2/
Kingpin - Life of Crime- http://en.wikipedia.org/wiki/Kingpin:_Life_of_Crime
Ancient Empires Lux - Early History Is Yours - http://sillysoft.net/ael/
Dropteam - http://www.battlefront.com/products/dropteam/
Dune 2 Legancy - http://www.happypenguin.org/show?Dune%20Legacy
Dominions 3: The Awakening - http://www.happypenguin.org/show?Dominions%203%3A%20The%20Awakening
Jagged Alliance 2 - Stracciatella - http://ja2.dragonriders.de/
Knights and Merchants - http://www.linuxgamepublishing.com/info.php?id=knights
Majesty - http://www.happypenguin.org/show?Majesty
Tribal trouble - http://tribaltrouble.com/

Fonte: Originalmente postado no ForumPCs, pelo usuário Presto.

18 de mai de 2009

Ubuntu One - Cloud computing

Segue um artigo legal sobre o Ubuntu One, retirado do blog tarzxvf.

Não sei quando foi, mas aconteceu. Era algo que eu imaginava a algum tempo: um dropbox da vida mantido pela canonical e integrado ao Ubuntu. O projeto em Beta se chama UbuntuOne, e infelizmente depende de um “invitation” para participar ( eu já solicitei o meu ).

Na versão gratuita são oferecidos 2gb de espaço para o usuário, um ícone na área de notificação permite o acesso as funcionalidades do produto, que no momento são: integração com o Nautilus, capacidade de compartilhar arquivos com outros usuários, sincronização e uma interface Web que permite o acesso aos dados.

Alem da versão gratuita,existe também a versão paga, que por enquanto tem como único diferencial o espaço, são 10gb por 10 doletas mensais.

Antes que alguém pergunte, o protocolo em que está sendo desenvolvido o UO é livre e o cliente é open source. Contudo o servidor é da Canonical e não existem planos de disponibilizar o código fonte! Mas nada impede que alguém desenvolva um servidor próprio baseado nas especificações públicas.

Em um futuro próximo vai ser liberado uma API(fato) em cima do CouchDB(meio-fato) para que desenvolvedores possam projetar suas apps e trabalhar diretamente com o UO. Isso vai servir para facilitar a sincronização de dados dos diversos aplicativos do Ubuntu entre máquinas diferentes.

Update:
Leia também: http://tarzxvf.com/ubuntu-one-primeiras-impressoes

Fonte: http://tarzxvf.com

16 de mai de 2009

Ubuntu 9.10 Karmic Koala Alpha 1

Começa a sucessão de versões preliminares da próxima versão da Canonical: Ubuntu 9.10 Karmic Koala.
Ainda não temos muita informação das modificações, porém alguma coisa já posso adiantar:

  • Gnome 2.27.1;
  • Kernel 2.6.30;
  • Novos drivers para video Intel;
  • Uso do GCC 4.4 como compilador;
Isos para download, nos servidores da Canonical:
Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e Ubuntu ARM

15 de mai de 2009

Nove navegadores para Linux

Sem dúvidas, o Firefox é o melhor navegador pra linux. Mas não é somente ele que existe.

Segue alguns bons exemplos, com destaque para o Opera.



1) Epiphany:

http://www.gnome.org/projects/epiphany/


2) Galeon:

http://galeon.sourceforge.net/

3) Konqueror:

http://www.konqueror.org/

4) Opera:

http://www.opera.com/download/?platform=linux

5) Seamonkey:

http://www.seamonkey-project.org/

6) Dillo:

http://www.dillo.org/

7) Kazehakase:

http://kazehakase.sourceforge.jp/

8) Midori:

http://software.twotoasts.de/?page=midori

9) Netsurf:

http://www.netsurf-browser.org/

Also two text-based web browsers that gets special mentions.

Links2: http://links.sourceforge.net/

lynx: http://lynx.isc.org/



Fonte: http://www.linuxhaxor.net