8 de dez de 2010

O verdadeiro pingüim de geladeira!

É tecnologia brasileira que está presente em uma nova geladeira da Electrolux que roda nada mais, nada menos que Linux. Pela primeira vez você vai poder controlar o seu refrigerador a partir de um painel touchscreen frontal que depende unicamente de software de código livre. Sem falar que o aparelho em si é uma beleza de design.

Chamada de Infinity I-Kitchen, essa geladeira conta com tecnologia de ponta. O software foi desenvolvido pela brasileira ProFusion, que trabalha com sistemas Linux embarcados nos mais diversos aparelhos. No caso desse refrigerador, é a partir do touchscreen na parte frontal que o usuário acessa o sistema operacional para realizar tarefas como escrever recados ou controlar o aparelho (ou seja: ajustar a temperatura do freezer, determinar a produção de gelo). Já o hardware é da Freescale.

Para completar, a Electrolux ainda incluiu um aplicativo que cataloga 600 receitas, fornecidas pela revista Cláudia. Basta que o mestre cuca escolha o alimento que deseja preparar e depois siga as instruções, que são apresentadas cono visor. Os outros aplicativos são um calendário, ímãs virtuais (porque magnético é coisa de vó) e um álbum de fotos com slideshow, perfeito para o visor colorido e de alta resolução.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do painel sensível ao toque da geladeira.

De acordo com a ProFusion, as bibliotecas EFL foram fundamentais no desenvolvimento do software que a geladeira roda. E o mais bacana é que, conforme manda o GNU/Linux, as modificações feitas em softwares de código livre já foram postadas na comunidade.

Post retirado do tecnoblog.net