18 de mar de 2011

GoogleSync - Como sincronizar contatos do celular com ele!

Um grande problema meu sempre foi fazer backup da agenda do celular. É verdade que as operadoras oferecem um serviço pago de agenda, mas é bem limitado, pois não capta o email ou outras informações adicionais do contato.
Pesquisando, descobri o GoogleSync. Resumindo, é um serviço da Google que sincroniza seus contatos do celular com o gmail e vice-versa.

Antes de configurar, vou citar alguns poréns.
Se você configurar com sua conta de gmail, ele enviará todos seus contatos do celular para o gmail e trará do gmail os contatos de lá. Bom, se seus contatos do gmail estão meio desorganizados (como os meus), tipo com nome duplicado, sem nome, sem numero de telefone etc, ele trará assim mesmo pro seu celular, fazendo uma baguncinha na tua agenda :-).
Então acho que temos duas opções. Configurar de forma correta os contatos do gmail, adicionando o celular às contas, colocando nomes e etc ou usar uma conta de gmail que ainda não tenha contatos, que foi o que fiz. Peguei uma conta minha de gmail que tava com redirecionamento para o meu gmail e a utilizei para guardar os contatos.

Outro porém é que ele usa tráfego de dados para efetuar a sincronização. Se seu telefone tem plano de dados contratado ou WIFI não terá problemas.

Vamos à configuração:
Provavelmente o serviço no seu telefone é citado como "sincronização", geralmente dentro de conectividade ou SyncML mesmo.
Encontrando isso, para configurar é bem simples.
Selecione criar uma nova conta e então:
Nome do servidor: Google ou algum de sua preferência;
Endereço do servidor: https://m.google.com/syncml
Login: seu endereço completo do gmail (xxx@gmail.com);
Senha: Sua senha do gmail;

Database name* (nome do banco de dados): Contatos: Contacts.
*Esse nome creio que é a sua escolha.

Mande sincronizar e pronto. Os contatos estarão em sua conta do Google.

Qualquer dúvida, entre em contato. Ou mande um twit: @mundolunga