31 de mar de 2011

Ubuntu 11.04 permite fazer "test drive" em aplicativos sem instalá-los

O Gizmodo publicou algo interessante do Ubuntu, sobre testar os programas sem ter de instalá-los, pelo software center.

O Software Center do Ubuntu foi o primeiro passo para deixar os aplicativos para Linux mais fáceis de serem encontrados. O próximo passo: permitir que usuários experimentem programas sem mesmo ter que instalá-los. Como demonstrado no vídeo acima, os programas são carregados e transmitidos direto dos servidores do Ubuntu, e exibidos em uma tela pop-up. Ele não funciona com todos os apps, e o próximo Ubuntu (versão 11.04, a ser lançada em 28 de abril) ainda não está finalizada, mas é uma ideia e uma prévia bem interessante. [Web Upd8 via Download Squad]

28 de mar de 2011

Começando no Fluxbox

Um ótimo tutorial para quem quer começar a utilizar essa interface maravilhosa. Façam bom proveito.

"Confesso que achava que o Fluxbox era um monstro, que uma vez instalado no PC, não te deixava dormir e te prendia numa certa jaula da programação. Mas depois que experimentei e o ajeitei ao meu gosto, verifiquei que o Fluxbox não é tão difícil quanto parece, é estável, leve e altamente personalizável. Tudo o que você precisa ter, especialmente no início, é um pouco de paciência e intrepidez."

Leia o restante do artigo.

Fonte: hardware.com.br

24 de mar de 2011

Opera browser - PPA e instalação no Ubuntu

O Opera 11 me chamou muito a atenção devido à sua performance e principalmente pelo seu visual. As outras versões parecia que ele era mais poluído visualmente.

Ele está muito rápido e muito funcional, não perdendo em nada para os outros navegadores mais populares como o Firefox e o Chrome.

Instalação:
Para instalar no Ubuntu é bem fácil. Temos duas maneiras.

A primeira é baixar do site do Opera o instalador em .deb e clicar 2x em cima para instalar. Podes baixar aqui => http://www.opera.com/browser/

A segunda, é adicionar o PPA para instalação do Opera, o que nos proverá atualizações automáticas do mesmo.
Para instalar o PPA, siga os seguintes passos:
sudo wget -O - http://deb.opera.com/archive.key | sudo apt-key add -

Depois:
sudo sh -c 'echo "deb http://deb.opera.com/opera/ stable non-free" >> /etc/apt/sources.list.d/opera.list'

E então:
sudo apt-get update

sudo apt-get install opera

Espero ter ajudado.
Abraços

18 de mar de 2011

GoogleSync - Como sincronizar contatos do celular com ele!

Um grande problema meu sempre foi fazer backup da agenda do celular. É verdade que as operadoras oferecem um serviço pago de agenda, mas é bem limitado, pois não capta o email ou outras informações adicionais do contato.
Pesquisando, descobri o GoogleSync. Resumindo, é um serviço da Google que sincroniza seus contatos do celular com o gmail e vice-versa.

Antes de configurar, vou citar alguns poréns.
Se você configurar com sua conta de gmail, ele enviará todos seus contatos do celular para o gmail e trará do gmail os contatos de lá. Bom, se seus contatos do gmail estão meio desorganizados (como os meus), tipo com nome duplicado, sem nome, sem numero de telefone etc, ele trará assim mesmo pro seu celular, fazendo uma baguncinha na tua agenda :-).
Então acho que temos duas opções. Configurar de forma correta os contatos do gmail, adicionando o celular às contas, colocando nomes e etc ou usar uma conta de gmail que ainda não tenha contatos, que foi o que fiz. Peguei uma conta minha de gmail que tava com redirecionamento para o meu gmail e a utilizei para guardar os contatos.

Outro porém é que ele usa tráfego de dados para efetuar a sincronização. Se seu telefone tem plano de dados contratado ou WIFI não terá problemas.

Vamos à configuração:
Provavelmente o serviço no seu telefone é citado como "sincronização", geralmente dentro de conectividade ou SyncML mesmo.
Encontrando isso, para configurar é bem simples.
Selecione criar uma nova conta e então:
Nome do servidor: Google ou algum de sua preferência;
Endereço do servidor: https://m.google.com/syncml
Login: seu endereço completo do gmail (xxx@gmail.com);
Senha: Sua senha do gmail;

Database name* (nome do banco de dados): Contatos: Contacts.
*Esse nome creio que é a sua escolha.

Mande sincronizar e pronto. Os contatos estarão em sua conta do Google.

Qualquer dúvida, entre em contato. Ou mande um twit: @mundolunga