28 de jun de 2011

Instalando o LibreOffice no Fedora 15

Para instalar o LibreOffice no Fedora 15, abra o terminal e faça:


su - [pressione enter e depois coloque a senha]
Então digite:
yum groupinstall "Office/Productivity"

Depois instale o pacote de linguagem pelo Add / Remover programas.
Procure por libreoffice-langpack-pt-BR.

Pronto. Suíte aplicada.

26 de jun de 2011

Fedora 15 - Ótima surpresa!

Um camarada, o Sr. Renato (Wrath) havia instalado o Fedora14 e me falou que achou muito bom. Ele não é um usuário assíduo de linux, então dei um crédito extra pra ele.
Baixei o Fedora 15, com o Gnome3 e vou reportar como instalei e o que estou achando até agora.

Para começar, o instalador estava travando durante o processo. Eram aleatórios os travamentos. Esquentei um pouco a cuca, mas descobri. Aqui o monitor é 1080p e uso uma modesta placa nvidia onboard. Então sem os drivers instalados ainda, fica pesado mesmo o gnome3. Resolvi o caso somente deixando o instalador em modo janela. Muito rápido a instalação por pendrive e muito intuitiva, sem dificuldades.

Aqui, ele não reconheceu os discos com outros sistemas, mas ainda não pesquisei nada sobre seu gerenciador de boot ainda. Uso aqui 3 hds, 2 IDE's e um SATA. Um com Ubuntu 11.04, um com Ruindows7 e o outro ficou o Fedora. Estou usando o Grub2 do Ubuntu para gerenciar o boot.

Sistema reiniciado, atualizei os pacotes, instalou automaticamente o driver da nvidia. Não tive outros problemas com atualização. Procurei na net como instalar os pacotes multimídia, descompactadores, LibreOffice, etc e tudo ocorreu sem problemas. Google Chrome instalado sem problemas. A tradução do sistema está 100% pelo que vi até agora, nenhum erro de grafia e nenhuma "tradução ao pé da letra".

Os softwares instalados atendem com folga o "início de operação" com o Fedora. Vem o Firefox como navegador e o Empathy como mensageiro.

Estou achando o gnome3 bem melhor que o unity. O unity parece mais poluído e pesado. Achei bem leve e bem mais funcional. O Gnome 3 tem algumas esquisitices, mas consegui ajeitar usando o "gnome tweek" e o "dconf-editor".

Não tenho muito mais o que falar, somente dizer que podem testar sem problemas, porque está muito bom mesmo.

Vou deixar aqui umas dicas básicas de como configurar algumas coisas. Ajudou bastante.

Onde baixar: http://fedoraproject.org/get-fedora

Dicas de configurações básicas:  Clique Aqui.

Com o tempo irei postando mais dicas. Abraços